quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Operação de Push-Back.

Aeronaves de grande e médio porte, pátios com certas restrições e bem movimentados, um ambiente ideal para a necessidade do chamado de "push-back". Este procedimento consiste basicamente em um trator fazer o avião dar "ré" uma vez que é insano o acionamento dos reatores e aplicar o reverso como forma de tração pois além de danificar a turbina, as aeronaves não são providas de retrovisores e muito menos projetadas para isso.

Apesar disso, o pátio do Aeroporto de Londrina está apto para aeronaves de porte similar a um Embraer-145 realizar a "meia volta" sem a necessidade do trator de "push-back". Antigamente era normal ver Boeings 737-200 realizarem tal ato.

Boeing 737-800 da GOL em Londrina na hora do "push-back".

Após a liberação pelo controle de solo do aeródromo, o comandante solicita o início do "push-back"  ao pessoal de solo e enquanto a aeronave é rebocada para a posição de início de taxi os reatores são acionados. Abaixo um vídeo de Juliano Santos na realização do procedimento no aeroporto de Londrina:


Espero que tenham gostado!

2 comentários:

  1. Bom dia..

    Gostei do video tenho procurado informações a respeito da profissão se puder me ajudar.
    Tenho 24 anos carteira de habilitação categoria "AE" ensino medio completo, experiencia com trator, caminhoes. Poderia me informar detalhes como ingressar na profissao? curso se nescessario, onde é ministrado, contatos etc..

    meu email é: francklincuritibapr@outlook.com

    Grato desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Francklin!

      Sugiro você entrar em contato com a empresa In Solo, ela presta esse tipo serviços para a Gol e para a Azul. O site para contato deles é: http://www.insolohandling.com.br/Upload/

      Já a TAM ela mesmo que presta o serviço, não sei te informar se há alguma página em especial para o trabalho em solo. Para contactar a TAM acesse: http://www.jobs.latamairlinesgroup.net/career?company=lan&site=VjItSmJSOVQrSWdMM0ZGS0o1NlhCVFAzUT09&rcm_site_locale=pt_BR

      Desde já, esperamos poder ter ajudado!

      Grande abraço!

      Excluir