quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Londrina pode ter outro terminal aeroportuário.

O presidente da Infraero, Gustavo Matos do Vale, afirmou durante rápida passagem por Londrina, nesta quarta-feira (14), que a cidade deve ter um segundo terminal aeroportuário. O prédio seria construído ao lado da atual do Aeroporto Governador José Richa. 

A Infraero realiza estudo de viabilidade técnica. A proposta inicial seria ampliar o terminal aeroportuário para atender 1,2 milhão de passageiros por ano, mas esta ideia já foi descartada. ''Nós já estamos chegando em 1 milhão. O que estamos revendo é se vale a pena fazer essa ampliação ou se não seria melhor partir para a construção do terminal", disse. Este estudo deve ser concluído em dois meses. Com um novo terminal, Londrina conseguiria atender 2,5 milhões de passageiros por ano. "Se essa projeção for no horizonte de dez anos, provavelmente vamos ter de fazer", afirmou. As obras devem durar 18 meses ao custo de R$ 50 milhões. "Londrina hoje é situado entre o 15º e o 20º aeroporto da rede Infraero. Ele é extremamente importante do ponto de vista regional. A nossa torre de controle aqui controla cerca de 23 aeroportos. Nós vamos instalar um radar meteorológico até o final de 2012. Ele está sendo preparado para ser um polo da Infraero nessa região do Norte do Paraná'', destacou.ILS - Vale garantiu que o Aeroporto José Richa vai ganhar o ILS, aparelho que auxilia aviões nos procedimentos de pouso e decolagem em condições adversas, em 2013. ''O ILS é para valer, nós estamos ampliando a pista em 600 metros, que deve ficar pronta em meados de 2013. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) já está contratando o ILS e o ALS - o conjunto de lâmpadas que ficam no direcionamento da pista. Tudo isso está previsto para o final de 2013.'' 

(colaborou repórter Érica Gonçalves/Equipe Folha)

Fonte: Bondenews

2 comentários:

  1. Será que sai do papel? O ILS tem que sair, mas esse papo de novo terminal...faz bastante tempo que está rolando. Espero que saia mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Essa novela do ILS parece até a série Lost. Uberlândia, Joinville e Londrina deveriam ter o ILS funcionando até 2011. Depois adiaram para 2012 e agora estão falando em 2013. Por aqui também está a mesma ladainha. Ampliação de pista em 500m, desapropriações, taxiway paralela à pista, novo Teca, novo prédio de brigada de incêndio, etc.

    ResponderExcluir