quinta-feira, 18 de agosto de 2011

História do Aeroporto de Londrina. (PARTE 1)

O Aeroporto de Londrina é um dos mais antigos do Brasil, foi o 3º mais movimentado entre os anos 1958 e 1960, perdia apenas para Congonhas-SP e o Santos Dumont-RJ. Porém o primeiro campo de pouso de Londrina não foi este. Antes localizado no patrimônio Espirito Santos, e possuía três pistas, em forma triangular e nenhuma era asfaltada.

Toda a movimentação girava em torno do café. Paulistas vinham frequentemente para cá de avião, pois as estradas eram precárias.

O atual aeroporto teve como projeto inicial, uma extensão do pátio onde hoje fica a antena NDB e uma segunda pista, transversal à atual, onde cruzaria com a 13/31 entre as taxiways Charlie "C" e Delta "D", porém estas obras nunca foram postas em prática pois o movimento decaiu muito comparado com os anos 1958 e 1960.

Fonte: Cultura Aeronáutica

Foto do terminal "original".

Como era a pista de Aeroporto em 1958, foto de Yutaka Yasunaka e créditos a Londrina Histórica


Reformando para o "atual" modelo.

O Aeroporto de Londrina foi visitado por vários tipos de aeronaves incluindo um wide-body, um DC-10 da Laker em um voo charter.



Além destes também estiveram presentes em Londrina um 757 da ATA, um 707 da SAVA para trazer as primeiras notas de Real para a região e um A310.




Créditos: Aeroporto de Londrina, um blog parceiro do TMA Londrina.

2 comentários:

  1. Muito legal, pena que nao estava para ver pessoalmente, deve ter sido demais ao vivo

    a gente ja esta careca de ver qualquer tipo de aviao, mas quando pousam em LDA ou MGA a gente fica louco, como se nunca tivessemos visto aviao na vida kkkkkk


    Paul

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentario do nosso amigo acima,.Estamos acostumados sempre com os mesmos tipos de avioes pousando em LDB ou MGF como Boeing 737-800,a320 entre outros desse porte. Ai quando vem um maior ficamos todos loucos por fotos e videos.

    Pedro

    ResponderExcluir