terça-feira, 26 de julho de 2011

Movimentação e Reformas


Circulação de passageiros no aeroporto de Londrina aumenta 50%

A oferta de passagens mais baratas coincidiu com o período de férias, o que fez crescer a procura pelo transporte aéreo


O número de passageiros que deve circular pelo Aeroporto Governador José Richa, de Londrina, neste mês de julho deve ser 50% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. A estimativa é do superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Marcus Vinícius Pio. Cerca de 100 mil pessoas devem passar pelo terminal até o final do mês.

Pio informou que, em média, 68 mil passageiros circulam pelo aeroporto todo mês. Em junho, o terminal movimentou mais de 77 mil pessoas. Na avaliação dele, esse aumento se deve ao período de férias e também ao preço das passagens, que estão muito baratas. “Tem passagem no valor de R$ 39 para São Paulo”, apontou.

Para fugir do frio, londrinenses viajam para o Nordeste durante as férias. A proprietária da Global Tur Viagens e Turismo, Soyla Garcia Munhoz Pinto, confirma o barateamento das passagens. Segundo ela, todos os anos as companhias aéreas realizam grandes promoções, mas em 2011 elas coincidiram com o período de férias. Soyla explicou que as promoções são oferecidas normalmente em um curto período, mas dessa vez elas duraram pelo menos uma semana. “Mais pessoas tiveram oportunidade de comprar”. 

Nessas férias escolares de julho os principais destinos de muitos londrinenses foram as praias do Nordeste, com 70% dos pacotes de viagens comercializados. Os turistas procuraram em cidades como Natal (RN), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) fugirem das baixas temperaturas dessa época do ano no município.

A grande circulação de passageiros pelo terminal de Londrina coincide com um período de obras na área de embarque e desembarque do aeroporto, o que tem causado transtornos e constantes reclamações. “Falta espaço, está faltando estacionamento”, afirmou Marcus Vinícius Pio. Segundo ele, as pessoas já tinham o hábito de estacionar na área de embarque e desembarque, e agora com as obras, a pista que tinha duas vias ficou só com uma e muita gente continua estacionando no local. 

“Tem muita reclamação. Passageiros questionando a CMTU e a PM que estão multando. Mas se não for assim, o aeroporto para”, explicou. Pelo contrato, as obras devem ser concluídas até janeiro. Enquanto isso, a orientação da Infraero é para que as pessoas usem táxis para chegar ao terminal.

Obras vão dobrar capacidade da área de embarque

Segundo Pio, as obras vão dobrar a capacidade da área de embarque e desembarque do aeroporto. O local também vai ganhar uma cobertura, garantindo mais conforto aos passageiros. Com relação à capacidade do terminal, o superintendente da Infraero informou que uma equipe vem à cidade esta semana para iniciar um estudo de ampliação. “Eles vão avaliar a questão operacional, projeção de passageiros para os próximos 20 anos”, disse. Hoje, a capacidade do saguão do Aeroporto de Londrina fica entre 800 mil e 1 milhão de passageiros por ano. “Já estamos nos aproximando deste número”. 

Já a licitação para a ampliação da área atual do estacionamento deve ser aberta em setembro. A estimativa da Infraero é que pelo menos mais 100 vagas sejam criadas no local.




Fonte: Jornal de Londrina e Créditos a NEYLDB no Fórum do SSC, Foto: TMA Londrina

2 comentários: